Incluído no catálogo da CBL para a Feira de Frankfurt, Alemanha.
Maralto Edições
Ilustrações: Alê Abreu
Ao sair de casa a caminho da escola, o pequeno Samuel leva um grande susto quando percebe que perdeu a própria sombra. O que fazer diante disso? Contar para a mãe ou ligar para o pai e pedir ajuda? Procurar, quem sabe, um sombrologista ou um padre? Como enfrentar a gozação dos colegas e a curiosidade dos professores? O certo é que ele se vê em apuros e precisa encontrar uma solução antes que os outros descubram o absurdo que lhe aconteceu. Eis o enredo deste novo livro de Jorge Fernando dos Santos. Em suma, um inusitado problema levará o personagem a fazer grandes descobertas sobre seus sentimentos e sua autoestima. Trata-se de uma fábula moderna que dialoga com as teses de Jung e o universo poético de Borges, podendo agradar crianças e adultos. TRECHO.
Fortuna Crítica
“Neste envolvente livro, escrito por Jorge Fernando dos Santos e ilustrado por Alê Abreu, um inusitado problema leva o personagem a grandes descobertas sobre seus sentimentos e sua própria imagem” – Site refrescante.com.br, 2012.
“Com delicadeza, o problema do menino (Samuel) incentiva a reflexão sobre as diferenças e a necessidade de se sentir valorizado” – Maiara Camargo, Revista São Paulo, 2012.
“O autor também esbanja criatividade em O Menino que perdeu a Sombra, levando a personagem e os leitores a grandes descobertas” – siterefrescante.com.br, 2012.
Obras Publicadas
- A Mágica da Música – Introdução ao Ensino Musical
- A Turma da Savassi
- Alguém Tem que Ficar no Gol
- Alice no País da Natureza
- As Cores no Mundo de Lúcia
- Ave Viola – Cordel da viola caipira
- Belo Horizonte em Letra e Música
- Caiçara
- Coleção Natureza Viva
- Como Escrever - Manual Prático
- Condomínio Solidão
- Cordel Camará – A história e as lendas da capoeira
- Cordel da Bola que Rola
- Cordel das Lendas Bovinas
- Cordel do Rio Chico
- Jaceguai, 27
- No Clarão das Águas
- O Camaleão Azul
- O Menino e a Rolinha
- O Menino que Perdeu a Sombra
- O Rei da Rua
- Palmeira Seca
- Primavera dos Mortos
- Procura-se um Fantasma
- Reportagem Mortal
- Sumidouro das Almas
- Todo Mundo é Filho da Mãe
- Vandré – O Homem que Disse Não
Fora de Catálogo
- A Medalha Cigana
- ABC da MPB
- Álbum de Retratos
- Fábrica de Notícias
- BH em Cena
- Caminhante Noturno
- Chuvas de Abril
- Crônicas do Brazyl
- E a Terra Parou Novamente – O Caso dos ETs de Varginha
- Morte à Meia-Noite
- O Boi da Cara Branca
- O Menor Espetáculo da Terra
- O Pintinho Pedrês
- O Roubo do Vinho
- Teatro Mineiro – Entrevistas & Críticas