para a Feira de Bolonha 2011, Itália.
Editora Prumo
Ilustrações: Cláudio Martins
O olhar arguto das crianças, que permite uma observação despretensiosa e sem segundas intenções do mundo a sua volta, é a tônica principal da coleção Natureza viva. Nos quatro livros que a compõem – Feira de aves, Lindo jardim, Passeio no zoo e Vida no mar -, Jorge Fernando dos Santos descreve ambientes diferentes e situações curiosas sob o ponto de vista de um garoto esperto e imaginativo. Com espírito crítico, o personagem-narrador fala de tudo o que vê, atento a detalhes da natureza que muitas vezes escapam ao olhar dos adultos.
Fortuna Crítica
“Feira de aves leva o leitor a um passeio por gaiolas grandes e pequenas, que abrigam aves de beleza variada, sempre diminuída pelo frio e pela tristeza das grades. Seja uma exuberante arara ou um discreto joão-de-barro, um ágil beija-flor ou um pacato macuco, o autor chama a atenção à impossibilidade de se admirar plenamente um animal tirado de seu habitat. Com linguagem rimada e trocadilhos perspicazes, Jorge Fernando dos Santos confere leveza a um tema pesado” – Jornal Brasil On-Line, 2010.
“A coleção Natureza Viva ganha seu primeiro título: Feira de Aves. Com os textos de Jorge Fernando dos Santos e ilustrações de Cláudio Martins, o livro mostra como aves aprisionadas se sentem: sem poderem voar, observam libélulas e borboletas, desejando a liberdade de volta. É impossível admirar toda a beleza que os pássaros têm quando eles estão longe de seu habitat. As rimas e os trocadilhos levam a uma reflexão: é válido manter algo preso só pela beleza, desconsiderando a vida que esse ser poderia levar?” – Jornal Cruzeiro do Sul, 2010.
“As ilustrações de Cláudio Martins retratam com fidelidade os sentimentos descritos nos versos, da incompreensão do menino que observa a insatisfação das aves presas. Martins não deixa escapar um detalhe sequer e desperta no leitor a intenção de invadir o livro e escancarar as gaiolas ao demonstrar borboletas e libélulas deixando longos rastros de voo sob o olhar incrédulo das aves”, site Exkola, 2010.
“Em um passeio por uma feira de aves engaioladas, um garoto ressalta o quanto as aves perdem de beleza e vivacidade por estarem atrás de uma grade. Com rimas e trocadilhos perspicazes, o autor dá leveza a um tema pesado” – site aomestre.com.br, 2010.
“Lindo Jardim convida o pequeno leitor a uma atenta caminhada pelo jardim do Seu Crispim, que reúne coloridas flores de vários tipos. Seja uma simbólica rosa, um disciplinado girassol ou um convidativo copo-de-leite, todas as flores ganham homenagens nos versos do autor, que aproveita para louvar o bom jardineiro que, sem segundas intenções, senão a própria admiração pelas espécies, garante a vitalidade de seu pequeno Éden” – site Plurale, em 2010.
“O terceiro livro da coleção Natureza Viva traz um gostoso passeio pelo zoológico cheio de rimas e animais únicos. Com cores vibrantes e traços marcantes criados por Cláudio Martins, a bicharada ganha vida e mostra suas alegrias e travessuras que tanto encantam o público” – Jornal Cruzeiro do Sul, 2010.
“Este livro (Passeio no zoo) apresenta uma tarde em família, acompanhada de elefantes, tucanos, girafas e pássaros. A obra homenageia as principais características dos animais através da rima, que faz com que o pequeno leitor se divirta, crie afeto e conheça os caprichos de cada um dos bichinhos” – PublishNews, 2010.
“O livro (Passeio no zoo) mostra uma tarde em família… Os animais ganham vida na história e mostram, por meio da rima, as alegrias e travessuras que despertam os melhores sentimentos nas pessoas” – Gazeta on Line, 2010.
“Simbolicamente, as asas sempre significaram liberdade e o aprisionamento desses símbolos é tratado no livro (Feira de aves) como uma barbaridade contra todos os seres vivos” – Bem Público, 2010.
“Um menino visita o aquário da cidade e relata como são os animas que vê lá, tudo em versos simples e acompanhados de ilustrações atraentes para os mais novinhos” – Gazeta do Povo, 2010.
“Nesta série de livros – o último é Vida no Mar -, Jorge Fernando conta em versos histórias sobre os animais, seguidas de lindas ilustrações de Cláudio Martins. São versinhos curtos que deixam a história bem gostosa” – Tribuna de Araraquara, 2011.
“Feira das Aves usa de rimas paralelas e traz um desabafo frente às gaiolas de um viveiro, despertando pena em gente e silêncio, tristeza, carranca e padecimento no passaredo aprisionado” – dobrasdaleitura.blogspot, 2014.