Atual Editora
Ilustrações: Denise Rochael
Uma turminha incumbida de fazer um trabalho escolar sobre uma Feira de Coisas Exóticas descobre um animalzinho que muda de identidade até o dia em que vê sua própria imagem refletida no espelho. Magia, camaradagem e aventura são os ingredientes dessa história que chega à quarta edição reescrita pelo autor 20 anos depois da primeira publicação pela Editora Lê.
Fortuna Crítica
“O Camaleão Azul é um dos bons textos que Jorge Fernando dos Santos escreveu. É uma das estórias juvenis mais interessantes que já li” – Cunha de Leiradella, Suplemento Literário do Minas Gerais, 1989.
“Com o objetivo de realizar um trabalho escolar, Juquita e seus colegas vão a uma Feira de Coisas Exóticas e encontram ali um camaleão azul que, segundo o dono, não pode ser fotografado ou ver sua própria imagem refletida em um espelho… pronto! Está aí o convite à aventura!!! Com uma linguagem leve, acessível e marcada por traços de oralidade nas falas das personagens, este livro oferece ao leitor além de uma boa aventura, uma oportunidade de lidar com a questão da identidade” – site Ao Mestre com Carinho, 2007.
“Apesar da clara mensagem defendida no texto, o argumento do autor não é moralista, no sentido depreciativo do termo. Estabelece diálogos positivos e abertos, sobre situações cotidianas, abordando dilemas importantes para a faixa etária a que se destina” – Janaina Cunha Melo, caderno Pensar, Estado de Minas, 2007.
“Com uma linguagem leve e acessível, o livro oferece ao leitor não apenas uma boa aventura, mas também a oportunidade de, por meio da fantasia, lidar com questões presentes em sua formação, como a questão da identidade” – Correio de Uberlândia, 2007.
“Com uma linguagem leve, acessível e marcada por traços de oralidade nas falas das personagens, oferece ao leitor não apenas uma boa aventura, mas também a oportunidade de, por meio da fantasia, lidar com questões presentes na formação do jovem leitor” – site da XIII Bienal do Livro do Rio de Janeiro, 2008.
“Magia, camaradagem e aventura são os ingredientes dessa história que chega à quarta edição reescrita pelo autor 20 anos depois da primeira publicação pela Editora Lê” – Bragança – Jornal Diário, 2008.
“Com sabor de aventura, mistério e fantasia, a obra envolve o leitor do início ao fim” – site Cybelar, 2008.
Obras Publicadas
- A Mágica da Música – Introdução ao Ensino Musical
- A Turma da Savassi
- Alguém Tem que Ficar no Gol
- Alice no País da Natureza
- As Cores no Mundo de Lúcia
- Ave Viola – Cordel da viola caipira
- Belo Horizonte em Letra e Música
- Caiçara
- Coleção Natureza Viva
- Como Escrever - Manual Prático
- Condomínio Solidão
- Cordel Camará – A história e as lendas da capoeira
- Cordel da Bola que Rola
- Cordel das Lendas Bovinas
- Cordel do Rio Chico
- Jaceguai, 27
- No Clarão das Águas
- O Camaleão Azul
- O Menino e a Rolinha
- O Menino que Perdeu a Sombra
- O Rei da Rua
- Palmeira Seca
- Primavera dos Mortos
- Procura-se um Fantasma
- Reportagem Mortal
- Sumidouro das Almas
- Todo Mundo é Filho da Mãe
- Vandré – O Homem que Disse Não
Fora de Catálogo
- A Medalha Cigana
- ABC da MPB
- Álbum de Retratos
- Fábrica de Notícias
- BH em Cena
- Caminhante Noturno
- Chuvas de Abril
- Crônicas do Brazyl
- E a Terra Parou Novamente – O Caso dos ETs de Varginha
- Morte à Meia-Noite
- O Boi da Cara Branca
- O Menor Espetáculo da Terra
- O Pintinho Pedrês
- O Roubo do Vinho
- Teatro Mineiro – Entrevistas & Críticas