Jorge Fernando dos Santos

Editora Lê
Ilustrações: Gabriel Leite

A sigla MPB, de Música Popular Brasileira, foi adotada pela mídia em meados da década de 1960. Inicialmente, abrangia composições apresentadas nos festivais da canção. Com o passar do tempo, as gravadoras de discos passaram a usar outros nomes para catalogar diferentes estilos, embora todos eles sejam de música popular. Cordel da MPB narra a história dos principais gêneros musicais brasileiros, surgidos da mistura de raças e ritmos ao longo da nossa história. Escrito em forma de martelo, consistindo em estrofes de dez versos decassílabos com rimas enviesadas e um refrão na última frase, o poema remonta às origens do Brasil e homenageia os principais nomes da canção nacional de todos os tempos.

Cordel da MPB

“Neste delicioso livro, Jorge Fernando dos Santos nos lembra que a MPB é tradição e movimento, suor e talento, graça e encanto. Música e letra, popular e sofisticada. Brasileira e universal. Mais que uma homenagem, é um amplo panorama desta música tão rica, em ritmo e rimas de cordel” – Leo Cunha – contracapa, 2024.

“Este livro valoriza a Música Popular Brasileira ao falar, na forma de versos, dos seus principais gêneros, vindos da mistura das raças e dos ritmos” – site amalivros, 2024.

Rolar para cima