Jorge Fernando dos Santos

Paulus
Ilustrações: Élen Márcia de Souza

Cordel CamaráO livro resgata a história e as lendas da capoeira, o esporte brasileiro de origem africana cada vez mais difundido em outros países. O autor fala de suas origens ancestrais, lembra seus toques e estilos, reverenciando lutadores como Besouro e Mestre Bimba, que em 1932 fundou em Salvador a primeira academia de capoeiristas do país. Em forma de cordel, a narrativa também valoriza a cultura popular do Nordeste, região onde se consolidou essa mistura de dança e de luta, declarada pela UNESCO patrimônio imaterial da humanidade.

Fortuna Crítica

“O texto, as cores e os traços conduzem o leitor ao passado, fazendo memória da luta dos negros escravizados, que encontraram na capoeira e nas suas manifestações religiosas uma forma de resistência. A obra é resultado de uma cuidadosa pesquisa histórica, que caracteriza o trabalho de Jorge Fernando dos Santos” – site BH eventos, 2021.

“O autor narra como a capoeira foi se espalhando pelo Brasil e recorda grandes nomes do esporte, como os mestres Pastinha, Bimba e Besouro Mangangá. A ilustração apresenta ao leitor toda a beleza dos movimentos da capoeira e os instrumentos utilizados” – Paty Lopes, viventeandante.com, 2023.

“Bailei com os belos textos de Jorge Fernando dos Santos enquanto as ilustrações surgiam pelas mãos de Élen Márcia de Souza. De uma forma lúdica e que homenageia com criatividade as origens e os personagens marcantes da capoeira, o livro louva essa prática esportiva de raiz africana que virou um símbolo brasileiro”, Álvaro Tallarico, viventeandante.com, 2023.

“Numa primorosa ilustração, fará nossos ancestrais africanos jubilarem-se. Saravá!” – Edna Santos, Livros em Revista, 2023.

Rolar para cima