Literíssima Editora
Capa: Élen Márcia de Souza
Ao comemorar 40 anos de estreia literária, Jorge Fernando dos Santos publica o que define como “livro de memórias e homenagens”. Em 186 páginas escritas de forma acessível a leitores de todas as idades, ele narra episódios que marcaram sua trajetória – da infância em Venda Nova e no bairro Caiçara ao convívio com personalidades do jornalismo, artes cênicas, literatura e música. O escritor publicou o primeiro livro, Teatro Mineiro – entrevistas & críticas, em 1984, reunindo parte do seu trabalho como colunista teatral no Estado de Minas. Depois disso, lançou mais de 50 títulos e ganhou vários prêmios. Em Travessia no tempo, ele recorda os tempos de estudante, a meteórica militância política no PDT de Brizola e nas Diretas já, o trabalho como repórter e editor no Estado de Minas e a participação em eventos culturais que marcaram época. De certa forma, o livro é seu testemunho sobre a vida cultural das últimas décadas.
“Estou quase terminando a leitura do livro: é leve, bem escrito, um ótimo retrato da nossa geração, mostrado com a sua própria história. A ideia de escrevê-lo em capítulos/crônicas foi ótima” – Carlos Herculano Lopes, 2024.
“Você está fazendo um trabalho com esse seu livro, um trabalho muito importante para a história do jornalismo mineiro” – Acir Antão, TV Horizonte, 2024.
“O conteúdo e a riqueza de suas vivências contradiz, de forma absoluta, o primeiro capítulo em que você, modesto, diz que é um sujeito comum” – Jair Raso, 2024.
“Belo livro. Excelente, definitivo. Literatura e jornalismo se abraçando” – Ronaldo Guimarães, 2024.
“Se você, jornalista e/ou belo-horizontino como eu, ainda que honorário, não se propõe a ler Travessia no Tempo, não sabe o que está perdendo” – José Carlos Alexandre, 2024.
“O livro tem ótimas histórias e personagens que fizeram parte da paisagem do nosso tempo” – José Eduardo Gonçalves, 2024.
“Histórias despretensiosas, verdadeiras e próximas… Jorge destaca sua vida jornalística, sempre grudada à literatura. Conta histórias das suas dezenas de entrevistas com grandes nomes das letras e da música” – Adolfo Maurício Pereira, 2024.