Por que será que as ONGs internacionais raramente protestam contra os incêndios que ocorrem ciclicamente em países do Primeiro Mundo? Agora mesmo, o fogo devora 429 florestas do Canadá, sendo que a fumaça tóxica já alcançou Nova York e o continente europeu. Onde estão Leonardo DiCaprio, Greta Thunberg e o Greenpeace, para cobrar responsabilidades do governo canadense?
Como tem alertado o ex-deputado federal e ex-ministro Aldo Rebelo, na maioria dos casos o discurso ambientalista é apenas fachada. Na verdade, boa parte dessa gente está a serviço dos países ricos, tentando travar o desenvolvimento nacional. Daí a implicância com o agronegócio brasileiro, que ameaça concorrentes em todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos e na Austrália. Trata-se do único setor da nossa economia que passa longe da crise.
Tanto é assim que o assunto foi parar no sétimo capítulo da quinta temporada de Yellowstone, série recordista de audiência no streaming da Paramount. Aos 12 minutos e meio desse capítulo, uma personagem afirma que o maior processador de carne dos Estados Unidos é uma corporação brasileira e que dentro de 20 anos o Brasil será para a carne americana o que a China se tornou para a manufatura.
Protesto de artistas
No Dia Mundial do Meio Ambiente (05/6), artistas globais divulgaram um vídeo no qual proclamam que “acabou o clima”. Trata-se de um protesto em tom apocalíptico contra o governo e o Congresso, após a aprovação do marco temporal. Com isso, os ministérios de Marina Silva e Sonia Guajajara foram esvaziados de várias funções e os eleitores de Lula começaram a cair na real.
Será que essa gente acreditou mesmo que o presidente eleito conseguiria cumprir todas as suas promessas eleitoreiras? É também curioso o fato de nenhum deles ter se pronunciado sobre o mês de março, quando o desmatamento da Amazônia bateu todos os recordes. Finalmente descobriram que o PT nunca foi verde e que a questão ecológica não se resolve com essa ou aquela ideologia.
Ninguém em sã consciência concorda com o desmatamento, seja onde for. No entanto, há que se levar em conta os milhões de brasileiros que vivem na Amazônia, região quente e úmida com poucas oportunidades de trabalho. O próprio embargo do Ibama à prospecção de petróleo em alto mar, a 170 quilômetros da foz do Rio Amazonas, foi algo absurdo. De que vale uma riqueza natural quando não pode ser explorada nem mesmo por uma empresa do governo?
Políticas ditadas de longe e de fora só contribuem para aumentar a miséria e o atraso do país. É preciso conciliar proteção ambiental e desenvolvimento econômico, sem fanatismo, entreguismo e falsos discursos. Existem bilhões de bocas para serem alimentadas aqui e lá fora, sendo que o Brasil tem tudo para se tornar de fato o celeiro do mundo.
Excelente matéria. Parabéns!!!
Concordo com a sua análise, Jorge Fernando.
Excelente!!!
Você apontou acertadamente o ponto central:
A conciliação da “proteção ambiental e desenvolvimento econômico, sem fanatismo, entreguismo e falsos discursos.”
O problema futuro será quando a estrutura para a exploração estiver pronta. Aí surgirá o discurso estúpido de sempre dá privatização com a entrega de nossas riquezas!!!
É surreal que o elemento químico carbono (C) e o gás metano (CH4) tenham sido apropriados como armas ideológicas. Como disse Lula, tudo é questão de narrativas. A “verdade inconveniente” para uns pode ser a “falácia conveniente” quando se trata de faturar alto com as teses apocalípticas.
É verdade inquestionável que a partir da era Industrial, a civilização aumenta, inconsequentemente, o lançamento de gases de efeito estufa na atmosfera.
Sobre o aumento da temperatura global, cientistas não alinhados ideologicamente, argumentam que o planeta está no fim da era do Gelo, e em breve, voltará a ter as mesmas temperaturas de Eras anteriores.
O que pode significar temperaturas desconfortáveis ao homo Sapiens.
A notícia promissora é que dispomos de tecnologias para garantir o conforto térmico para a permanência dos Sapiens neste planeta.
Se você estiver na Amazônia e acender um isqueiro, ou acender um palito de fósforo para acender um cigarro, você corre o risco de ser processado, julgado(à revelia), condenado e preso(sem direito à fiança) sem direito à defesa. E vai ser manchete em todos os principais canais da nossa imprensa corrupta, fajuta e ridícula. Não aguento mais!!!
belíssima matéria e ainda melhor análise. bate palmas aos greenpeace da vida quem tem cara de pau, manda quem tem dinheiro, e obedece quem quem não tem!
Concordo plenamente. Pessoas vivendo na miséria. E eles (os que se acham poderosos), nem aí pra essa miséria. Como sempre.