Jorge Fernando dos Santos

Verde que te quero dólar

Região Norte do país contrasta natureza, beleza e extrema miséria

O presidente Lula cogita estabelecer uma gestão compartilhada das atribuições dos ministérios dos Povos Indígenas e do Meio Ambiente a serem retiradas pelo Congresso Nacional. A notícia foi publicada nesta sexta-feira (25/5) por Malu Gaspar, do jornal O Globo, a propósito da reunião realizada pela manhã, a portas fechadas, em Brasília.

As ministras Sonia Guajajaras e Marina Silva tiveram uma grande derrota. Afinal, a aprovação do relatório do deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL) sobre a medida provisória da restruturação do governo retirou várias atribuições de suas respectivas pastas. Para governar com o apoio do Centrão, Lula tem que abrir mão dos anéis para não perder os dedos nem a cabeça.

Marina perde, por exemplo, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a Agência Nacional de Águas (ANA). Já sua colega Sonia Guajajaras deixa de ter sob seu comando a estrutura responsável por analisar demarcações de terras indígenas no país. Tais medidas representam uma grande vitória do agronegócio e da bancada ruralista no Congresso.

Com isso, fica mais uma vez demonstrado que a ecologia pode ser uma excelente bandeira para se vencer uma eleição, mas não serve quando se trata de governar um país que deseja e precisa crescer. Como tem alertado o ex-deputado federal Aldo Rebelo, a região Norte é a mais pobre do Brasil e o discurso ambientalista serve muito mais para manter a miséria do que para defender a natureza. Conciliar desenvolvimento e preservação é o grande desafio a ser enfrentado.

Amazônia miserável

Em entrevista à Rádio Bandeirantes, Rebelo mostrou-se indignado com a recente decisão do Ibama de não autorizar a exploração de petróleo no Amapá. Para ele, “foi uma decisão da pior política possível”. O ex-ministro dos Esportes e da Defesa vem de uma viagem de carro de três meses pela Amazônia e diz que o Ibama agiu contra os interesses nacionais.

Ele lembra que parte dos lucros da Petrobras vai para o desenvolvimento social, para a educação e a defesa do meio ambiente. A pesquisa de prospecção seria feita a 500 quilômetros da foz do Amazonas, em alto mar. O local fica a 170 quilômetros da costa do Amapá, distância semelhante à da bacia de Campos com relação ao Rio de Janeiro.

O ex-ministro de Lula afirma ainda que aquela região não tem corais, como consta no relatório do Ibama. Esses deixaram de existir naquelas águas há milhões de anos. O Instituto teria usado um parecer do Ministério Público baseado numa informação oferecida pelo Greenpeace. A famosa ONG, segundo Rebelo, teria falsificado pesquisas feitas pela Universidade do Pará, que há vários anos estuda a região.

Rebelo garante que tudo isso obedece a interesses internacionais, representados no Ministério do Meio Ambiente e no Ibama pelas ONGs ambientalistas: “A situação da Amazônia é muito pior do que a gente possa pensar”, ressaltou. Segundo ele, a região está sob duas tutelas: a do estado paralelo das ONGs e a do estado paralelo do narcotráfico.

 

5 comentários em “Verde que te quero dólar”

  1. Marina Silva nunca conseguiu fazer o seu estado natal se desenvolver socialmente, economicamente e ambientalmente. O Acre é o segundo estado mais pobre do país.
    Com seu discurso, ela se tornou uma vedete do jet set internacional, voando de jatinhos de bilionários.

  2. Jose Roberto de Alvarenga

    Já tinha visto uma entrevista com o Aldo Rebelo, falando sobre os interesses de outros paises e de Ongs em controlar a Amazônia .
    Somando a presença de madeireiros, grileiros, garimpeiros e do crime organizado, essa questão fica ainda mais difícil de resolver.

  3. os partidos verdes europeus, e seus associados periféricos, que ainda têm alguma força política, nunca, mas nunca dependeram das ongs do mistério. então, por quê que no brasil essas bandeiras camaleônicas podem ter tanto poder? não seria de bom alvitre investigar o quê que se passa atrás da porta enquanto o pau come na sala? quem, na verdade, está por traz dessas onguices? se os interesses dos mandachuvas agropecuários tupiniquins, ou de quem assina à lourival fontes os estatutos dessas bandeiras camaleônicas?

  4. Aldo Rebelo é um raro exemplo de político respeitável. Ele tem demonstrado que o interesse nacional tem sido atropelado por nações ricas do hemisfério norte. Rebelo é uma voz que clama solitária em nosso deserto verde. Ainda é grande o número de brasileiros que se deixam enganar por uns trocados que depositados no tal Fundo da Amazônia. Estamos sendo enganados há anos por quem só quer impedir o Brasil de crescer. Parabéns, Jorge!

  5. Julita Helena Silva Santos

    E a população em volta sofrendo de tanta pobreza. Eles só preocupam com o seu próprio interesse. E sempre me pergunto: Será que eles acham que vão levar toda a sua ganância de dinheiro e bens para o caixão?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima