Incluído no catálogo da FNLIJ para a Feira de Bolonha, Itália.
Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira de 2013.

Ave Viola – Cordel da viola caipira

Paulus Editora
Ilustrações: Denise Nascimento

A viola caipira é um instrumento de 10 cordas, com formato idêntico ao do violão. Evoluiu do alaúde, instrumento de origem árabe usado pelos mouros. Esse povo islâmico ocupou a Península Ibérica por 750 anos, influenciando culturalmente 
portugueses e espanhóis. A viola foi o primeiro instrumento musical europeu trazido para o Brasil. Durante a colonização, teve início o processo de catequese dos povos indígenas, os verdadeiros donos de Pindorama – país das grandes palmeiras na língua tupi. Percebendo a musicalidade dos nativos, os padres jesuítas passaram a usar a viola para atraí-los de forma pacífica à catequese. Este cordel de 33 estrofes em redondilha maior narra a história do instrumento que melhor simboliza a cultura rural brasileira.

Crítica

"Além dos fascinantes versos em cordel, o leitor encontrará belas ilustrações e, ao final, um texto explicativo sobre a importância do instrumento na cultura brasileira, podendo ser utilizado como incentivo para os mais novos aprofundarem seus conhecimentos a respeito do assunto" - Site refrescante.com.br, 2012.